
Câmbio é algo difícil de entender. São muitos indicadores e muitas variáveis que podem aumentar o custo da sua viagem. Por isso, preparamos algumas dicas fundamentais para você economizar. Vale ressaltar que a regra é a mesma para as principais moedas internacionais que possuem variação no preço quase que diariamente.
Quando devo comprar os dólares/euros para a minha viagem?
Essa é uma das perguntas mais recorrentes e mais complexas de se responder. Com o câmbio flutuando diariamente, o ideal é seguir alguns passos para economizar ao máximo.
- Faça compras mensais da moeda que você necessita. Assim, se a cotação subir muito perto da sua viagem, você já terá uma boa reserva e não sentirá tanto.
- Acompanhe a variação dentro do mês para saber quando comprar. Mesmo no período de maior alta do dólar/euro, sempre ocorrem pequenas baixas. Nestes momentos de redução momentânea, você deve fazer a compra. Para acompanhar isso, existem aplicativos como o "Uol Cotação" que mostram a variação das moedas.
- Pesquise a melhor casa de câmbio. Algumas cobram taxas, outras possuem uma cotação melhor. Enfim, como tudo na vida, pesquisar em que casa de câmbio você vai fazer a compra é sempre o ideal.
Moeda em espécie ou Cartão pré-pago?
Outra dúvida recorrente dos viajantes é sobre a forma de levar a moeda para o exterior. A nossa sugestão é de, para viagens com até 3 semanas de duração, leve o seu cartão de crédito e todo o dinheiro que você pretende gastar em espécie. Digo isso, pois apesar de a cotação para VTM (cartão pré-pago), ser um pouco melhor, com o pagamento do IOF de 6,38% o custo final da moeda será muito maior. Por mais que teoricamente seja mais seguro, o cartão pré-pago só vale a pena para períodos longos. Afinal de contas, o imposto no cartão pré-pago ou no seu cartão de crédito será o mesmo.
Vale a pena gastar no cartão de crédito?
Este é um gasto complicado de ser administrado. Primeiro, pois cada banco estipula a cotação do dólar no fechamento da sua fatura. Com isso, o valor das suas compras pode ser maior ou menor de acordo com o câmbio. A melhor dica é levar o máximo que puder em dinheiro e só utilizar cartões em caso de emergência (mas, atenção mulheres, roupas em promoção na H&M ou no Primark não são casos de emergência).
