fbpx

O Gigante, Brabo e a lenda da Antuérpia

A maior cidade da região de Flandres, na Bélgica, tem uma história curiosa relacionada ao seu nome. Diz a lenda local que um gigante vivia em um castelo às margens do Rio Escalda. Ele cobrava uma taxa daqueles que atravessassem o rio. Quem se recusava, tinha a mão cortada e arremessada no rio pelo gigante. Isso perdurou até que o jovem herói Brabo conseguiu confrontar o gigante, cortar a sua mão e atirá-la no rio. Daí vem o nome Antwerpen. Em holandês (língua corriqueiramente falada na região que, no passado, chegou a pertencer à Holanda) "hand" significa mão e "werpen" significa arremessar.

Se a história é verídica ou não, não sabemos. No entanto, ela é muito aceita pelos moradores locais. Não é atoa que existe uma estátua com a representação do herói e o gigante as margens do castelo que supostamente servia de moradia ao vilão da história.

Além disso, pela cidade existem inúmeras representações fazendo menção a lenda e a uma mão gigante cortada.

No Grote Markt, uma espécie de praça central com prédios históricos da cidade, há uma obra de Jef Lambeaux construída em 1887 com o herói arremessando a mão do gigante.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA