fbpx

Otávio Rocha: onde comer (e muito bem)

A proposta do distrito de Otávio Rocha é bem clara. Estamos falando de um distrito colonial de Flores da Cunha. Lá está preservada boa parte da história da imigração italiana para a região. E, obviamente, isso reflete nas opções de refeições do roteiro.

Vamos destacar nesta matéria três tipos de atrativos culinários da região. Da comida Tradicional italiana a deliciosas cucas, passando por produção artesanal de chocolates e uma agroindústria familiar de doces coloniais.

A tradicional culinária italiana

Óbvio que, para falar de comida em um roteiro desses, estamos falando da tradicional culinária que estamos acostumados em casas de massas ou galeterias. Mas, como se trata de uma região colonial, obviamente tem um toque artesanal e de comida caseira bem feita.

Nossa primeira parada neste roteiro culinário foi no Restaurante do Gringo. Não há como não achar o restaurante. Fica próximo ao túnel da uva na rua principal do distrito. Ali, você será bem servido com o tradicional cardápio italiano, valorizando sempre produtos coloniais da região.

Outra parada para quem gosta de mesa farta é no Restaurante e Hotel Dona Adélia. Um lugar familiar (que é uma excelente opção de hospedagem) e que tem grande procura aos finais de semana. É sério: se você não reservar o horário, a tendência é ficar de fora. O destaque da casa? Para muitos, o queijo colonial frito. Outros diriam que o diferencial seria a linguiça artesanal. Mas, além destes, há o famoso bife à milanesa.

Pessoas de toda a Serra vão para lá todo final de semana para comer o bife que, de tão fino que é, quase dá pra enxergar do outro lado. Com uma camada igualmente fina de massa, o bife é um dos carros chefe da casa. 

O interessante no Dona Adélia é que, tanto durante a sua hospedagem no hotel quanto durante a sua refeição no restaurante, o vinho da casa é cortesia.

Chocolates ou cuca: você escolhe

Depois de se esbaldar nas opções salgadas, hora de pensar nas guloseimas doces. E, na região central do Distrito, existem duas opções irresistíveis.

Quase em frente ao Restaurante do Gringo, a Chocolate com Arte vai surpreender você. Na loja, você será atendido pela querida Helena Molon, responsável pela produção artesanal de todos os chocolates que são comercializados ali. Um trabalho artesanal de muita dedicação e com ingredientes de qualidade para desenvolver produtos excelentes.

Tem até um kit "anti tpm" para adoçar a vida de todos.

Já no caminho para o parque da Gruta - mas também muito próximo do centro do distrito - está a Casa das Cucas.

À distância pode parecer um lugar simples, mas com uma produção de cucas incrível. Uma dica? Chegar por volta de 16 horas de segunda a sábado é praticamente garantia de encontrar uma cuca fresquinha saindo do forno.

Se você der essa sorte - como nós demos - a dona Cleci terá o maior prazer em lhe atender ali mesmo em mesas na frente do estabelecimento.

A tarefa difícil é escolher qual sabor de cuca você deve experimentar primeiro.

A mesa de produtos caseiros e os Doces Silber

Quer outra opção totalmente diferente e incrível em Otávio Rocha? No Travessão Carvalho (há alguns quilômetros via estrada de chão do centro do Distrito) está a Doces Silber e o Caminho dos Mirtilos.

O Caminho dos Mirtilos oferece a possibilidade de realizar um tour pela área verde da propriedade, com direito a conhecer de perto as plantações de mirtilos, trilhas e muito mais. Na volta, de acordo com o plano escolhido previamente na sua reserva, Dona Maria e a sua família aguardarão o seu grupo com uma farta mesa. Tudo ali é fruto de produção própria e nos deixa com água na boca.

Além da farta mesa de degustações, há também doces de mirtilo e diversas outras frutas. Opções não faltam para você sair com o carro cheio de guloseimas.

Saiba mais sobre a Doces Silber e o Caminho dos Mirtilos clicando aqui 

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA