fbpx

As alternativas para seguir conectado sem gastar muito no exterior

Pesquisar o melhor caminho, postar uma selfie ou buscar o melhor restaurante por perto. São muitas as utilidades que podemos usufruir no nosso país utilizando a internet móvel, mas das quais abrimos mão em viagens internacionais com medo das altas taxas de roaming internacional. Mas, será que para seguir conectado durante a viagem você precisa gastar muito? Claro que não! Confira algumas dicas para evitar as temidas taxas de roaming de dados.

1 - Compre um chip de internet local

É a melhor alternativa para seguir sempre conectado. Nada de ficar dependendo do wi-fi do Mc Donalds ou da Starbucks. Diferente do Brasil, nos demais países [especialmente Estados Unidos e Europa] é muito fácil permanecer conectado. E, acredite: a internet funciona com velocidades de deixar até os roteadores da sua casa com vergonha.

Em diversos países, atuam operadoras como a "Lycamobile". Trata-se de uma 'operadora virtual', ou seja, eles alugam espaço das antenas das outras operadoras locais para distribuir os seus sinais de internet. Que, como eu disse, lá funcionam.

Em diversos casos, a operadora oferece o chip grátis [atenção: vendedores espertos de pontos de alto fluxo de turistas podem tentar te enganar e cobrar taxas fictícias pelo chip. Fique atento as regras da operadora escolhida naquele país]. Depois de obter esse chip, basta escolher o valor da recarga e escolher o plano de dados desejado. Na Europa, planos de 5, 10GB com a velocidade 4G (de verdade, não essa do Brasil) custam, em média, de 5 a 10 euros por mês.

A vantagem, como eu disse, é usufruir da internet a qualquer hora. O que pode ser útil se você decidir mudar o trajeto ou se precisar do 'Google tradutor' no meio do caminho.


Atenção: Mesmo que a operadora atue em diversos países com o mesmo nome, a cobrança de pacotes será distinta. Por mais que você tenha um chip da "Lebara" [outra companhia de baixo custo] de Paris para utilizar em Londres, ele contará como tráfego de dados em Roaming da mesma forma que o seu número do Brasil. Em alguns casos, existem pacotes para uso de internet no país de origem e alguns GB para tráfego em roaming, mas, obviamente, esses pacotes custam tão caros pelo tempo que teremos de uso que não valem a pena para nós turistas.

Caso você opte por contratar uma operadora 'gringa', confira antes de investir quais são as empresas que operam com frequências de 4G compatíveis com o seu aparelho. Existem planos na Europa pré-pagos de internet de quarta geração com velocidades de até 70MB. Enquanto isso, no Brasil....

2 - Wi-fi grátis

Na Europa e nos Estados Unidos, é comum encontrar as "Wi-Fi zones" grátis. Caso você queira economizar ou se ficará pouco tempo em um país, a internet do seu hotel [se disponível] e as zonas de utilização grátis pelas ruas podem quebrar o galho. No entanto, muitas redes solicitarão que você faça uma autenticação com o seu número de telefone o que pode fazer com que você tenha que pagar taxas extras na sua operadora. Além disso, alguns lugares [em especial hotéis e aeroportos] disponibilizam apenas 30 minutos ou, no máximo, 1 hora de internet grátis, forçando a pessoa a pagar caro para seguir conectada. Caso você opte por esta alternativa, retire o seu chip do telefone ainda dentro do avião para evitar cobranças excessivas, conforme descritas abaixo.

3 - Roaming internacional

Bem, essa é a pior alternativa possível. Sequer deveria ser considerada como uma hipótese, mas vá que você esteja com muito dinheiro sobrando e queria acessar uma internet lenta... Pois é assim que será o seu acesso com o roaming das operadoras brasileiras. Em média, o cliente paga 29,90 POR DIA de "uso". Se o telefone trafegar 1kb com a operadora, já terá que pagar essa taxa absurda. E, claro, a internet tem velocidade limitada, área de cobertura restrita e um limite tão baixo de tráfego por dia que você nem poderá ver aquele vídeo engraçado que os seus amigos enviaram no Whatsapp.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA