fbpx

O transporte público de Berlim: andando com o Berlin Welcome Card

Não é apenas o idioma ou a arquitetura que muda de um país para o outro na Europa. Uma das diferenças mais marcantes é a das regras, pacotes e valores de transporte público. Em alguns lugares, na nossa opinião, sequer vale a pena pagar pelo transporte.

Em Berlim, no entanto, podemos dizer que nossa experiência foi bem melhor com o Berlim Welcome Card. O pacote possui algumas variações de área de abrangência, mas é bem econômico. Para andar 3 dias pelas zonas A e B (a área mais central de Berlim), você paga apenas 29 euros e possui acesso ilimitado a todos os ônibus, trens, metrô e bondes da cidade. Há também o pacote que inclui a zona C da Região Metropolitana (acrescentando, assim, Potsdam e o aeroporto Schönefeld SXF ao pacote) que custa 32 euros por 72 horas (confira valores atualizados em https://www.berlin-welcomecard.de)

O legal é que o Welcome Card, além de dar acesso ao transporte, oferece até 50% de desconto em mais de 200 atrativos, incluindo museus, passeios e restaurantes. Existe também um pacote "all inclusive" que oferece entrada em até 30 parceiros, tais como o ônibus Hop-on Hop-off e o passeio de barco pela cidade.

No entanto, fica uma dica valiosa: comprar esses pacotes com muitas vantagens associadas pode engessar um pouco sua viagem para aproveitar os descontos. Se você é um viajante que gosta mais de usufruir da cidade e explorar pontos turísticos, opte pela versão mais simples do bilhete.

Como usar o bilhete

Atualmente, você pode retirar ele em uma estação de trem ou no aeroporto ao chegar em Berlim ou até imprimir em casa o seu bilhete. E não há problemas de comprar bem antes de usar. A validade dele começa a contar a partir do primeiro uso em um modal do transporte público da cidade. Por isso, no primeiro uso, é obrigatório passar nos leitores o seu bilhete.

A recomendação é andar sempre com ele, mas isso não significa ter que ficar mostrando ele toda hora para o motorista do ônibus, por exemplo. Como é uma sociedade bem desenvolvida, basta portar o bilhete que está tudo certo. Mas, nada de dar o jeitinho brasileiro. Se um fiscal lhe chamar e pedir para verificar o bilhete, apresente imediatamente e evite uma multa salgada por usar o serviço sem ter direito.

O mapa da cidade é entregue no kit de boas vindas do Welcome Card. E, em Berlim, o transporte funciona muito bem. A maior parte das paradas em que estivemos apresenta um painel com o horário em que o próximo

Um detalhe interessante: três crianças de até 14 anos podem viajar gratuitamente com os pais enquanto estes estiverem utilizando o Berlm Welcome Card. 

Para saber mais do transporte de Berlim, confira: S-Bahn x U-Bahn: a diferença entre os trens e metrô de Berlim e a influência da Guerra Fria no seu funcionamento

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA