
Olá pessoal, tudo bem?
Me chamo Marcelo Correa Vieira e fiz intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras de 18 meses na cidade de Newcastle, Austrália. Foram seis meses de aperfeiçoamento em inglês e um ano de graduação sanduíche, no meu caso em engenharia civil.
Estudei na The University of Newcastle, uma universidade muito bem equipada e estruturada. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a quantidade de árvores, a universidade fica praticamente dentro de uma floresta.

A oportunidade de realizar este intercâmbio foi aproveitando o programa Ciência sem Fronteiras, do governo Brasileiro. Eu me inscrevi pelo site do programa para participar do processo de seleção [que usa como critério a nota do Enem].
Como o meu nível de inglês era baixo, me inscrevi para Portugal, que não tem essa barreira do idioma. No entanto, como Portugal teve uma grande demanda de inscrições, os organizadores do programa me ofereceram a oportunidade de escolher outro país com um curso prévio para aperfeiçoar o meu inglês. Então, escolhi a Austrália.
Depois teve toda a correria de enviar documentos, visto, fazer passaporte que eu não tinha, comprar passagem. Em todo o processo foi auxiliado por uma agencia de intercâmbio contratada pelo próprio programa.
Os pagamentos do Governo eram feitos a cada três meses. O depósito era feito em um cartão (BB Américas), semelhante a um travel money card. O valor da bolsa era suficiente para sobreviver, mas muito bem planejado, devido ao alto custo de vida da Austrália.

Bem, Um dos fatores que me fez escolher a Austrália foi suas belas paisagens. Tudo é muito bonito, preservado, e as pessoas cuidam para que continue assim. Sim todos tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente, aliás, educação em geral é algo fascinante. Você vai ouvir muitos G'Day, how are you? dos seus vizinhos, do motorista do ônibus, atendentes, e até de estranhos. Também vai ouvir incontáveis sorry, excuse-me, thank you por todo lugar.
A cultura, comida, costumes também são diferentes, as acho que essa é a parte legal de fazer intercâmbio, poder viver realidades diferentes. Tive a oportunidade de fazer algumas viagens, não só na Austrália, mas também para a Ásia. Visitei a Malásia e a Tailândia. Lugares e culturas incríveis.

Enfim, essas foram algumas das experiências que eu vi em meu intercâmbio. Se você está em dúvida, a resposta é faça! Claro, nem tudo é perfeito, tem a parte da saudade do Brasil, família, amigos, etc. e também você vai ter situações desagradáveis. Mas tudo isso contribui ainda mais para o imenso aprendizado que você terá ao realizar um intercâmbio.

