
Desde o início desta semana, a Polícia Federal já está emitindo o novo modelo do passaporte brasileiro. Remodelado e apresentado oficialmente nesta sexta (10), o modelo apresenta mudanças nos dispositivos de segurança, nova capa e um novo valor. Enquanto a taxa de emissão anterior era de R$156,07, atualmente o documento custa R$257,25.
O aumento de 65%, de acordo com o Ministério da Justiça, foi homologado devido a defasagem do valor de emissão do passaporte. Além disso, como o documento agora vale pelo dobro do tempo [o modelo antigo, que pode ser utilizado normalmente até o vencimento, tem validade de apenas 5 anos], o consumidor ainda terá um certo desconto na emissão se comparado ao custo que teria adquirindo dois documentos no período.
Entre as mudanças implementadas, a adoção de nova criptografia para assinatura digital, além de modificações na capa e imagem invisível fluorescente. Conforme o governo, o Brasil também passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional da Aviação Civil, o que vai agilizar a verificação de autenticidade dos documentos.
O processo para emissão do passaporte inicia com o preenchimento do formulário pelo site específico da Polícia Federal. Os agendamentos para conferência de dados e registro de digitais e demais dispositivos de segurança devem ser realizados online. Mais informações acesse o site da Polícia Federal
