
Se você quer alugar um carro na Nova Zelândia, se prepare. Para aumentar a segurança no trânsito, o governo local aprovou uma lei que permite as empresas de locação de veículos submeterem os turistas a testes das suas habilidades de direção antes de receberem as chaves do veículo.
Conforme a Rádio New Zealand, a regra passará a valer neste mês. Antes de retirar o carro, os turistas receberão questionários com perguntas, tais como se já alugaram veículos no exterior no passado e se já dirigiram anteriormente do lado direito [sim, na Nova Zelândia eles adotam o mesmo sistema de trânsito do Reino Unido com o motorista do lado direito do veículo].
Se após você responder o questionário os funcionários de 25 locadoras de automóveis locais não se convencerem, você pode ser submetido a um teste de direção para demonstar estar a par das regras de trânsito locais. A avaliação estará disponível em quatro idiomas: inglês, francês, alemão e mandarim.
A medida foi determinada após uma série de acidentes fatais nos últimos meses envolvendo motoristas estrangeiros. Protestos realizados pela população local levaram a petições solicitando a introdução desta regra.
A Associação da Indústria do Turismo (TIA, na sigla em inglês) da Nova Zelândia se reuniu com as principais locadoras de veículos do país para implementar a nova avaliação, que é parte de um Código de Boas Práticas.
O código inclui dar mais informação para os turistas antes de sua chegada, e compartilhar detalhes com outras empresas do ramo sobre visitantes cujos contratos foram cancelados, informou o site de notícias Stuff.co.nz.
