
A política de reciprocidade do Brasil com relação a exigência de vistos de entrada nos países pode ser interrompida. Nesta sexta-feira, o Ministério do Turismo formalizou um pedido ao Ministério de Relações Exteriores para isentar de visto de turistas os norte-americanos que vierem ao Brasil entre junho de 2015 e dezembro de 2016.
A medida visa aumentar a competitividade do Brasil no turismo internacional e levou em conta a proximidade com os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Alves, o Itamaraty respondeu que não há dificuldade ideológica para atender o pedido, mas ressaltou a política de reciprocidade, já que os Estados Unidos também exigem o documento de brasileiros que visitam o país.
Conforme dados do Ministério do Turismo, os norte-americanos são os viajantes que mais gastam no Brasil, além de ser a segunda nacionalidade que mais visita o Brasil e a que fica mais tempo no país a lazer, apesar da exigência do visto.
Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 91ª colocação em um ranking de 141 países na dimensão "abertura internacional" e cai para a 102ª colocação quando se avalia o percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país.
O ministério afirma que a medida, caso adotada, pode ser ampliada para turistas de outros países.
